Consultor Web/SEO @magteixeira - SEO, Link Building, Social Media, Google, Wordpress, Drupal, SEM…
Twitter Facebook

Evitar indexação por Meta Tags

Evitar indexação por Meta Tags

Category Google, SEO, Web Marketing
Post Date February 10, 2011

As meta tags são uma outra forma de evitar a indexação de páginas nos motores de busca.

Já aqui falei em como criar o arquivo robots.txt algumas vezes, mas existem outras formas de evitar a indexação de determinadas páginas do nosso site, como são as Meta tags.

As Meta tags podem até ser a forma mais conveniente para desabilitar a indexação página por página. Envolve a adição de uma tag META para uma página HTML para informar aos robôs qua não devem indexar uma determinada página.

  • Para evitar que todos os robôs indexem uma página do nosso site, podemos colocar a seguinte meta tag na seção da nossa página:

  • META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOINDEX, NOFOLLOW"

  • Para permitir que outros robots indexem a página do site, evitando que apenas os robots dos motores de busca específicos (neste caso os do Google) indexem a página, podemos usar a seguinte tag:

  • META NAME="GOOGLEBOT" CONTENT="NOINDEX, NOFOLLOW"

  • Para permitir que os robôs indexem a página do nosso site, mas dizer-lhe para não seguirem os links de saída, você pode usar a seguinte tag:

  • META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOFOLLOW"

Aqui deixo um vídeo interessante, no qual o próprio Google assume dar uma importância bastante alta para as Meta tags e onde fica claro que só o robot.txt em algumas situações pode não ser suficiente:

Este video responde a algumas perguntas, tais como:

  • Why is my url showing up in Google when I blocked it in robots.txt? – Por que é que o meu URL aparece no Google quando o bloqueei no robots.txt?
  • How do I make that url disappear from Google? – Como faço para que uma url desapareça do Google?

Alguns robôs, simplesmente ignoram as regras que nós configuramos no robots.txt, até mesmo o Google afirmou neste vídeo, pelo Matt Cutts, que sim, obedece ao arquivo robots.txt, mas se existem outros sites que contêm links para o que não queremos indexar (pouco provável, mas possivel), o Google pode adicioná-lo ao índice. Desta forma o Google recomenda adicionar a tag meta noindex no cabeçalho das páginas que não queremos ter indexados.

This post was written by
Licenciado em Marketing, com mestrado em e-commerce, trabalho à 3 anos como Webmarkteer/SEO, sou um entusiasta de tudo o que tem a ver com Web Marketing... Cinema, desporto e um bom convívio com os amigos, preenchem o resto do meu dia ;)

5 Comments on "Evitar indexação por Meta Tags"

  • Agora é sempre a indexar e desindexar… Sempre a aprender forte e feio esta coisa dos robots… e o resto…

  • Ah pois é.. E ainda vai vir mais sobre o tema. Depois passo a outro! :)
    Abrazo

  • João Fernandes

    Parabéns pelo post… No entanto tenho uma dúvida, qual é a técnica SEO utilizada no site da mitsubishi axo “novo-asx.com” O SERP parece estar em russo?

  • Olá João,
    Não vejo qualquer tencina nem sequer qualquer cuidado relativamente a SEO neste site. O que temos é um site em Flash e Javascript, que é do pior que podemos ter em termos de SEO.
    Podem ter outras formas de promover este site que não pelos motores de busca…

    Obrigado pelo comentário.

  • foi útil, obrigado.

Trackbacks

Leave Your Comment

*

Current day month ye@r *


× seven = 7

© 2024 Consultor Web Marketing – Marco Teixeira   ::   Serviços de Web Marketing em Português by Consultor Web