Como criar um site sem saber programar?
Uma pergunta muito comum. Mas é assim tão dificil? É possivel? De que forma?
Na realidade se pretendermos desenvolver sites com qualidade, sejam pessoais ou corporativos, devemos sim, saber programar. Temos pelo menos, neste caso a certeza de que o site é único, completamente controlado por nós e que podemos desenvolver qualquer tipo de site com tudo aquilo que se possa imaginar.
Mas a boa noticia, é que existem formas de desenvolver sites, muito fáceis e intuitivas mesmo para quem não sabe ou não quer programar. O melhor de tudo é que as diferenças qualitativas nem são assim tão consideráveis e o controlo/gestão do mesmo é muito mais fácil.
Existem plataformas que permitem criar sites profissionais sem saber muito ou mesmo nada de programação.
As quarto plataformas principais e mais conhecidas são o WordPress, o Drupal, o Joomla e o Magento. Muito resumidamente as grandes diferenças entre ambos é que o wordpress é mais dirigido principalmente para blogs, o Magento para sites de e-commerce e os outos dois para todo o tipo de sites e CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo – SGC (do inglês Content Management Systems – CMS).
Vou deixando aqui os links para os posts nos quais vou ajudar com a instalação destas plataformas e a criação de sites com base nas mesmas, espero ser util.
Como instalar wordpress no servidor local (windows);
Como instalar o wordpress online;
Como criar um site em wordpress; (Brevemente)
Como instalar Joomla no servidor local (windows);(Brevemente)
Como instalar o Joomla online;(Brevemente)
Como criar um site em Joomla;(Brevemente)
Como instalar Drupal no servidor local (windows);(Brevemente)
Como instalar o Drupal online;(Brevemente)
Como criar um site em Drupal;(Brevemente)
Como instalar Magento no servidor local (windows);(Brevemente)
Como instalar o Magento online;(Brevemente)
Como criar um site em Magento;(Brevemente)
Alguma dúvida não exite em perguntar, seja por email ou nos comentários do blog
Olá Marco
Parece-me importante a iniciativa, contudo na minha opinião, referires o Magento associando a palavra sites pode levar alguns leitores a possível confusão.
Embora o Magento tenha algumas funcionalidades de CMS, como sabes não é isso que o caracteriza, mas sim todo o seu potencial enquanto plataforma de e-Commerce.
Olá Carlos, sem duvida. Referi o facto de ser principalmente caracterizado por isso mesmo (plataforma de e-Commerce). O meu objectivo principal era mesmo de referenciar o Magento como uma plataforma grátis. O resto espero poder explicar mais ao pormenor nos artigos / posts seguintes… Contudo este comentário acaba por ser um complemento importante e evitará as possíveis confusões de que fala. Muito Obrigado!