Consultor Web/SEO @magteixeira - SEO, Link Building, Social Media, Google, Wordpress, Drupal, SEM…
Twitter Facebook

Estudo sobre a Reputação Online das TOP 100 empresas em Portugal

Estudo sobre a Reputação Online das TOP 100 empresas em Portugal

Category Web Marketing
Post Date December 09, 2011

Estudo pioneiro sobre o nível de reputação online das 100 empresas mais importantes em Portugal por sector de actividade.

Estão as empresas Portuguesas a saber aproveitar o recurso “Internet” como poderiam?

A SmartUp Portugal, empresa esta que actualmente e represento em Portugal, levou a cabo um estudo pioneiro sobre a reputação online das marcas de 100 das maiores empresas em Portugal. Smartup Portugal Este estudo foi orientado por mim e o grande objectivo deste estudo consistiu em analisar as 10 maiores empresas dos 10 sectores de actividade considerados mais importantes para a economia e entender, por um lado qual o nível de envolvimento em Marketing Online e por outro qual o nível de reputação online de cada marca. Espero que seja de interesse!

Este estudo tem por base o uso de uma ferramenta de desenvolvimento próprio, denominada por Alertuzz (www.alertuzz.com). Trata-se de um software IBT – Internet Brand Tracking. alertuzz O fundamento deste software baseia-se na pesquisa de links, frases, citações, etc., em tudo que existe na Internet onde se possa verificar uma referência a uma marca ou empresa. Por cada estudo é lançada uma pesquisa simultânea a mais de 100 motores de busca e redes sociais. Cada estudo foi formado por 10 KPIs (Key Performance Indicators) e 4 relatórios qualitativos.

Pontos-chave e conclusões do estudo efectuado

Foram identificadas poucas publicações dos produtos e serviços que as empresas vendem, quando comparadas com publicações institucionais, a autoridade das publicações é na grande maioria baixa e o sentimento das mesmas não é positivo em cerca de 20% dos sectores. Tudo isto, é consequência directa do pouco esforço das empresas com a sua presença online.

Algumas empresas em sectores específicos, como Saúde, Tecnologias, e Telecomunicações, Construção e Energia, estão claramente e praticamente a todos os níveis abaixo da média, quando comparadas com as restantes.

A presença nas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) está bastante aquém do que seria desejado e em relação ao que encontramos noutros países. O facto de quase 40% das maiores empresas em Portugal não estarem presentes na maior rede social empresarial do mundo, é por exemplo, um dado grave e preocupante em relação às acções de Marketing Online das mesmas.

Se compararmos este estudo com outros idênticos realizados para outros países, podemos afirmar com segurança, que o nível de reputação de marca e presença online das maiores empresas em Portugal é bastante inferior aos demais países.

Numa situação de crise global como a que vivemos, por experiencia própria podemos afirmar convictamente que o que tem vindo a acontecer noutros países, é que as empresas têm vindo a apostar e a tirar o máximo de partido do “Online” em detrimento de outros meios publicitários existentes. Isto porque desta forma, não diminuem a presença em termos publicitários; não correm riscos em termos de imagem; e reduzem custos.

As acções de Marketing Online têm ainda a enorme vantagem de permitir uma presença no mercado, quantificando o retorno de cada acção.

Todas estas empresas estão ainda a tempo para aproveitar esta oportunidade.

CONTACTO:
Marco Teixeira
Business Developer
www.smartup.es
email: mteixeira@smartup.es
tlm: 910 539 930

Clique aqui para visualizar o Estudo completo

Gostou deste artigo? Então convido a que participe, comentando e partilhando! :)
Obrigado!

This post was written by
Licenciado em Marketing, com mestrado em e-commerce, trabalho à 3 anos como Webmarkteer/SEO, sou um entusiasta de tudo o que tem a ver com Web Marketing... Cinema, desporto e um bom convívio com os amigos, preenchem o resto do meu dia ;)

Leave Your Comment

*

Current day month ye@r *


5 − = one

© 2017 Consultor Web Marketing – Marco Teixeira   ::   Serviços de Web Marketing em Português by Consultor Web